Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Requisitos para a Deserdação

Para haver a deserdação, não basta uma simples briga de família, para torná-la legítima. A mesma deverá ser anunciada em testamento, com a obrigatória apresentação de seus motivos.

O Código Civil determina em que casos a deserdação pode ocorrer, os artigos 1.961 ao 1.965, estão elencados os motivos que caracterizaria a deserdação.

Dentre eles, citamos:

Homicídio intencional ou tentativa de homicídio (cometidos pelo herdeiro contra o autor da herança, seu cônjuge, pais ou filhos) é considerado um crime grave e pode ocasionar a perda do direito à herança, injúria grave, etc. (Fonte: CNJ e CC)

Desta forma, para haver a deserdação é preciso existir alguns dos motivos elencados do Código Civil/02, em seus artigos 1.961 a 1.965, tornando-a legítima para existir.

• Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1609
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/requisitos-para-a-deserdacao/232626266

Informações relacionadas

Ana Paula Domingues Garcia, Advogado
Artigoshá 7 anos

Deserdação: motivos e consequências

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 5 anos

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Cível: AC XXXXX-39.2016.8.26.0297 SP XXXXX-39.2016.8.26.0297

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Apelação (CPC): XXXXX-55.2018.8.09.0011

Dr Ricardo Diógenes, Advogado
Notíciashá 3 anos

Deserdação é automática?

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 11 meses

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-98.2007.8.19.0014 202300110864

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)